PERGUNTA BASE:
Quais são as estratégicas de divulgação científica que são vistas nos museus visitados?
Quais foram as contribuições dessa divulgação para o grupo?
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INTRODUÇÃO
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O
grupo deverá falar sobre o Seara da Ciência e ao MAUC UFC (consultar sites e materiais desses locais).
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Quais
eram suas expectativas do grupo antes do início das atividades?
- REVISÃO DA LITERATURA
Para dar base teórica/prática ao seu trabalho, tendo como base a literatura acadêmica da área, pesquisa trabalhos acadêmicos (artigos, livros, monografias, etc.) que falem sobre os temas abordados durante essas três aulas de campo. Para facilitar sua pesquisa, tente pesquisar trabalhos que respondam as perguntas abaixo:
- O que é divulgação científica? Qual sua importância? Quem faz uso dela? Qual o papel que cabe ao biólogo nela? Qual é a relação entre arte e ciência? Arte e ciência possuem a mesma "linguagem"? Qual é a relação dos museus com a divulgação científica? Como a ciência pode se apropriar/inspirar na arte para divulgar o conhecimento científico?
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METODOLOGIA QUE FOI USADA NAS AULAS (E NA PESQUISA)
Todas as aulas de campo seguiram uma linha de pesquisa comum. A investigação na área de divulgação científica pode
insere-se em uma abordagem qualitativa de pesquisa, tendo em vista que
reconhece a dimensão subjetiva da busca pelo conhecimento e do estabelecimento
de possíveis inferências sobre os saberes de um grupo de indivíduos (Silverman, 2009).
De
acordo com Minayo (1999) a denominação de qualitativa se aplica a uma
investigação que tem como pressuposto a partilha densa com pessoas, fatos e
locais que constituem objetos de pesquisa. Seu intuito é arrancar dessa
convivência os significados explícitos, bem como os ocultos, que somente são
perceptíveis a uma atenção compassiva.
No geral, após esse convívio, o pesquisador interpreta os significados
do seu campo de pesquisa em um texto de formato científico.
Como aspecto metodológico, seguiremos pelos idos da pesquisa exploratória, nos moldes de um estudo de caso múltiplo (MINAYO, 1999; Silverman, 2009), em consonância com outras fontes que darão base ao assunto abordado, como é o caso da pesquisa bibliográfica e das entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado. A pesquisa exploratória permite uma maior familiaridade entre o pesquisador e o tema pesquisado, visto que este ainda é pouco conhecido, pouco explorado.
Como aspecto metodológico, seguiremos pelos idos da pesquisa exploratória, nos moldes de um estudo de caso múltiplo (MINAYO, 1999; Silverman, 2009), em consonância com outras fontes que darão base ao assunto abordado, como é o caso da pesquisa bibliográfica e das entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado. A pesquisa exploratória permite uma maior familiaridade entre o pesquisador e o tema pesquisado, visto que este ainda é pouco conhecido, pouco explorado.
No case específico da pesquisa a ser desenvolvida, serão utilizadas narrativas como método de investigação e exposição dos resultados.Enquanto o paradigma científico moderno baseia-se na causalidade, na legalidade, na
ordem e na estabilidade do mundo, de um passado que se repete previsivelmente e pode
ser determinado, o modo narrativo volta-se para o
singular, o local, o imprevisível e o implicado. Lima, Geraldi e Geraldi (2015) utilizam dois termos russos que ajudar na reflexão sobre o
conhecimento do singular: a língua russa dispõe dos itens lexicais istina
e pravda que traduzimos como "verdade". No entanto, remetem
a verdades distintas: pravda diz respeito à verdade local, àquela do
acontecimento particular, singular, submetido às constrições do momento e do espaço;
istina remete à verdade obtida por abstração e generalização com
base no que se repete nos acontecimentos particulares.
(Fonte: LIMA, Maria Emília Caixeta de Castro; GERALDI, Corinta Maria Grisolia;
GERALDI, João Wanderley. O TRABALHO COM NARRATIVAS NA INVESTIGAÇÃO EM
EDUCAÇÃO. Educ. rev., Belo Horizonte , v. 31, n. 1, p. 17-44,
mar. 2015 . Disponível em
<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982015000100017&lng=pt&nrm=iso>.
acessos em
21 out. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698130280.)
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RESULTADOS
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Descrever
o que ocorreu durante as aulas de campo.
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Analisar
os acontecimentos que o grupo realizou, incluindo sentimentos e emoções que
foram despertados durante as aulas de campo. ( Falar sobre todas as aulas de
campo)
O que poderia melhorar nas atividades?
O que poderia melhorar nas atividades?
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O
que mais chamou atenção de cada um dos integrantes do grupo?
O que é discussão?
"A discussão é o local do artigo que abriga os comentários sobre o significado dos resultados, a comparação com outros achados de pesquisas e a posição do autor sobre o assunto. Uma discussão sem estrutura coerente desagrada, daí a conveniência de organizar os temas em tópicos. Estrutura passível de ser utilizada consta do quadro. Cada um dos tópicos informa sobre uma faceta da discussão e seu conjunto fornece os subsídios para se julgar a adequação dos argumentos, da conclusão e de todo o texto.
Maneira conveniente de iniciar a Discussão consiste em realçar, com poucas palavras, os achados mais importantes ou os conhecimentos novos desvendados pela pesquisa.Essa síntese, útil em relatos complexos, é omitida nos textos curtos". (FONTE: http://scielo.iec.pa.gov.br/pdf/ess/v22n3/v22n3a20.pdf).
Como ela deve ser feita?
Relacionar, tendo como base a literatura acadêmica (exposta pelo grupo na revisão da literatura do relatório), as atividades desenvolvidas nas aulas de campo.
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Quais
foram as contribuições para @s futur@s
biólog@s que as atividades de campo proporcionaram?
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Que
aprendizados podemos trazer para nossa vida pessoal/profissional diante dessas
aulas?
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CONFORME A ABNT
Aqui, o grupo deverá explicitar os materiais de consulta que foram citados no texto.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CONFORME A ABNT
Aqui, o grupo deverá explicitar os materiais de consulta que foram citados no texto.
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